6 de agosto de 2011

Você sabia?


Você sabia que o maior peixe de água doce do mundo é um peixe-gato do Rio Mekong?

Comprovadamente, o maior peixe de água doce do mundo é um peixe-gato pescado no rio Mekong, na Tailândia, em 1º de maio de 2005. O animal tinha 2,7 m de comprimento e pesava 293 kg (646 libras), de acordo com a ONG WWF e com o National Geographic.
Em 24 de fevereiro de 2009, no entanto, a imprensa inglesa noticiou que o biólogo britânico Ian Welsh pescou, no rio Maeklong, também na Tailândia, uma arraia gigante que pesava entre 265 quilos e 350 quilos.Segundo o jornal The Guardian, o peso é estimado por conta do tamanho do animal: 2 metros de comprimento por 2 de largura, além do rabo de 3 metros. Se houvesse comprovação do peso da arraia, Welch ficaria com o recorde.
A nota triste é que o peixe-gato gigante encontrado pelos pescadores tailandeses acabou morrendo e virando comida. A fêmea não aguentou quando passou por um processo para retirar as ovas, que tinha como objetivo abastecer um programa de criação em cativeiro.                                                                                                   Já a arraia, que também era fêmea, estava grávida, e foi devolvida ao rio Maeklong por Welsh.


Rio Mekong

O Mekong é um dos maiores rios do mundo e está localizado no sudeste asiático.
Com um comprimento de aproximadamente 1535 km, é o 13.° mais longo e 10.° mais volumoso (descarrega 475 km³ de água anualmente) rio do mundo, drenando uma área de 795 000 km². Nasce no Planalto do Tibete e depois percorre a província chinesa de Yunnan, Mianmar, a Tailândia, o Laos, o Cambodja e o Vietname.                                                                                                                                                      

O nome Mekong vem dos idiomas tailandeses e significa Mae Nam Khong, onde Mae pode ser traduzido como Mãe, e Nam como água. A bacia do Mekong tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo. Mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na área e são uma fonte vital para a dieta da população local.No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável. A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2 e o nível de nutrientes é baixo. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido a erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra. A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5.


Risco de extinção

O projeto para construção de uma série de barragens no rio Mekong, o maior do sudeste asiático, poderá causar a extinção de um dos maiores peixes de água doce do mundo, advertiu o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). De acordo com a organização, há pelo menos 50 espécies migratórias de peixes no Mekong. A construção poderá modificar de forma irreversível o ecossistema do rio. As informações são do jornal El Mundo.Os peixes-gato, que podem medir até 3 metros de comprimento, poderão desaparecer se essas estruturas separarem os locais de desova, compreendidos em diversos trechos do rio que atravessa a China, o Laos, a Tailândia e o Camboja. O animal, considerado o terceiro maior do mundo, parte do Camboja para fazer a desova no norte da Tailândia ou em Laos. A WWF teme que as barragens impeçam este movimento.Segundo a WWF, um quarto dos peixes gigantes do planeta vive no Mekong, um rio de 4,8 mil km de comprimento, que abriga, também, a raia pastenaga cujo peso pode atingir os 600 kg. A construção de uma barragem na província de Sayabouly, no norte do Laos, uma das onze previstas no curso inferior do Mekong, é "uma ameaça à sobrevivência" do peixe-gato, cujo número diminuiu 90% em 20 anos, afirmou a organização.
Fontes: Oragoo / Terra / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário