As belezas de Furnas - MG
Furnas nasceu com o objetivo de sanar a crise energética que ameaçava, em meados da década de 50, o abastecimento dos três principais centros socioeconômicos brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.Com o objetivo de construir e operar no rio Grande a primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil - a Usina Hidrelétrica de Furnas, com capacidade de 1.216 MW - foi criada em 28 de fevereiro de 1957, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas.
A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW).Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.
A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.
O Lago de Furnas
O Lago de Furnas é a maior extensão de água do Estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isto é chamado Mar de Minas. Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48 Km², tendo modificado a paisagem dos trinta e quatro municípios atingidos pela sua inundação, com a criação de praias e desfiladeiros. Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO): "historicamente a região guarda a memória das tribos indígenas que ali habitaram, das trilhas bandeirantes em busca de ouro, das fazendas seculares e dos quilombos rebeldes.
Muito dessa história submergiu em fevereiro de 1963, quando as águas do lago subiram seu nível por sobre casas, plantações e até mesmo cidades, transformando definitivamente o lugar. Seus habitantes levaram algum tempo para reconhecer a nova paisagem e as novas possibilidades oferecidas pelo grande lago que se formara. Aos poucos, porém, em seus remansos, agradáveis pousadas, férteis pesqueiros e elegantes embarcações foram surgindo e delineando o futuro turístico do Lago de Furnas".Em 1955, Cotrim passou a integrar a equipe de governo de Juscelino Kubitschek, que em 28 de fevereiro de 1957, assinou o decreto 41.066 e criou uma das maiores obras do seu governo: a Central Elétrica de Furnas, com sede em Passos, Minas Gerais.
As belezas do local
O Balneário, embora pareça um condomínio fechado é apenas um bairro da cidade de Capitólio. O nome correto é Bairro Engenheiro José Mendes Junior. O Balneário fica cerca de 7 Km do centro da cidade.
- Praia Artificial de CapitólioA Praia Artificial fica no perímetro urbano de Capitólio e tem 24.895,12 metros quadrados. Banhada pelo Rio Piumhi foi fundada em 1988. Possui banheiros públicos, barracão para festas, duas quadras poliesportivas, uma quadra coberta e um calçadão por onde as pessoas caminham no final de tarde. Neste local é onde se realiza o melhor carnaval do Lago de Furnas, o Carnapitólio.
Acesso fácil, cerca de 31 Km da sede do município de Capitólio. Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com estacionamento, Restaurante Empório e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.



Os Canyons são grandes paredões rochosos com mais de 20 m de altura. No Lago de Furnas as águas formam reentrâncias que as fazem desaguar em cachoeiras;
O acesso só é possível pelo lago, a opção é embarcar em Passeios de Chalana que pode ser encontrado na Ponte do Turvo e Lagoa azul, próxima a cidade de Capitólio os passeios tem duração variada, as embarcações percorrem os melhores pontos do lago, inclusive com paradas para um refrescante banho nas águas cristalinas.
O passeio tem duração de aproximadamente 03 horas com 02 paradas para banho em uma das regiões mais bonitas de Minas Gerais, o Lago da Hidrelétrica de Furnas, que combina formações rochosas, montanhosa, nascentes de rios e riachos, com cascatas e canyons, em locais com acesso somente através de embarcações.

Esta cachoeira fica no Parque do Paredão, em Guapé, a cerca de 30/40km de Furnas.
A entrada fica antes da cidade e chega-se no local através de uma balsa, que sai no outro lado do Lago de Furnas.
São 3 cachoeiras muito bonitas. Os amantes dos esportes radicais fazem cascading e rapel na região.

- Cachoeira do Fecho da MataBelíssima cachoeira com uma grande queda. Basta seguir até a pousada do Rio Turvo, passar a pousada, e após 6 ou 7km, chega-se no local. Local de águas cristalinas propício para nadar.

- Cachoeira do FilóPela mesma MG-050 o visitante pode chegar a Cachoeira do Filó, que está localizada às margens da rodovia, próxima ao km 300. Mais um belo local para nadar, curtir as águas cristalinas e a natureza. A Cachoeira do Filó é uma das mais famosas e frequentadas da região por ter o acesso bem fácil.


- Paraíso PerdidoO Paraíso Perdido é um dos principais atrativos do município de São João Batista Do Glória. Trata-se de um complexo de cachoeiras com água cristalina, piscinas e pedras que formam tobogãs naturais. O local possui ainda infra-estrutura com banheiros, área de camping e um restaurante com comida típica mineira. Além disso, é bem sinalizado com orientações para a segurança dos visitantes. O acesso ao Paraíso Perdido é pela Rodovia MG-050, próximo ao km 315 (placas no local).

- Trilha Do SolOutro local para passeio na região do Lago de Furnas é a Trilha do Sol.
Local ecológico com trilhas, cachoeiras, mirante para o lago de Furnas e riachos. Além de trilhas e cachoeiras o local tem piscina de água corrente e um restaurante com decoração rústica, formando um ambiente com brisa agradável e é servido uma deliciosa comida mineira.



Fontes: Estância De Furnas / Capitólio / Topoweb/ Ricardo5150
Nenhum comentário:
Postar um comentário