8 de fevereiro de 2015

A Lua esconde um segredo que até hoje ninguém conseguiu explicar



A Lua tem-se mantido magneticamente inerte por eras, mas uma nova pesquisa confirma que este nem sempre foi o caso. Mais de quatro bilhões de anos atrás, a lua tinha um núcleo derretido, que virou contra o manto lunar, produzindo um escudo magnético potente estendido por toda a Lua.


Mas isso era presumivelmente uma versão muito mais fraca do que a da Terra, uma vez que o satélite obviamente era menor que o nosso planeta, certo? Surpreendentemente não, a nossa lua pouco "magricela" estava realmente com capacidade gerar um campo mais poderoso do que o nosso. Ninguém sabe porque um corpo tão franzino estava exibido tal atividade magnética.

 Parece que no início da lua, o satélite aproveitou algum método exótico para produzir o seu campo magnético incrível. E ela conseguiu! Mas, por mais tempo do que se imaginava que era possível, isso talvez devido a impactos de meteoros constantes que alimentaram o magnetismo da Lua. Parece que o campo desapareceu por volta 3,8-4000000000 de anos atrás, embora mais pesquisas são necessárias para descobrir exatamente o porquê.


Surpreendentemente, estudos sugerem que o núcleo da Lua ainda é pelo menos um pouco líquido. Assim, mesmo que a Lua está a essa distância de nós estamos constantemente lembrado que há muitas questões fundamentais que ainda temos de responder sobre a geologia lunar.


 Fonte: misteriosdoespaco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário