12 de outubro de 2011

Lua contém incríveis depósitos de titânio


São Paulo- Rochas lunares contém até dez vezes mais titânio do que as terrestres – e a presença tão abundante do metal na Lua pode ajudar a garantir a permanência de futuras bases humanas no nosso satélite natural.
A descoberta está sendo anunciada esta semana por Mark Robinson e Brett Denevi, dos Estados Unidos, durante o Congresso Europeu de Ciências Planetárias.
Os pesquisadores usaram dados coletados pela câmera da LRO (Lunar Reconaissance Orbier), a nave da Nasa que orbita a Lua, para compor um mosaico de mais de quatro mil imagens combinando luz visível e ultravioleta da superfície do astro.
As imagens com diferentes comprimentos de onda, mas resolução entre 100 e 400 metros por pixel, permitem aos cientistas identificar a composição química do solo. Minerais específicos absorvem ou refletem partes específicas do espectro eletromagnético – revelando áreas ricas em Titânio.
Na terra, o Titânio constitui menos de 1% das rochas em que é achado. Na Lua, rochas similares chegava a até 10%. Além do Titânio em si ser bastante útil para a construção de futuras bases na Lua, minerais ricos no elemento são mais eficientes na retenção de determinadas partículas do vento solar – como hélio e hidrogênio. Esses gases também ajudariam uma futura estação humana na Lua a sobreviver.
Além disso, a composição química do solo ajuda a entender os processos de formação da Lua.

Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário