2 de outubro de 2011

Nissan planeja carro que lê pensamentos



Cadeira de testes: motorista tem sinais cerebrais mapeados
 
 
Sentado no banco do motorista, você enxerga a próxima curva à esquerda 10 metros à sua frente; rapidamente, sem que você aperte nenhum botão, o carro ajusta a rota, controla a velocidade e calcula a melhor posição para aperfeiçoar a manobra.
É assim que a Nissan imagina o carro do futuro, dotado de tecnologias que podem rastrear o padrão de pensamento do motorista e prever seus próximos movimentos.
Em parceria com a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, a montadora vem desenvolvendo o projeto que visa melhorar a segurança no trânsito. A equipe liderada  pelo professor José del R. Millán trabalha com potentes mecanismos de interface homem-máquina, capazes de permitir que pessoas controlem suas cadeiras de rodas pelo pensamento.
O próximo estagio é a adaptação dessa tecnologia aos carros. Mas longe de querer que a direção seja feita somente pelo pensamento, o projeto visa auxiliar o movimento físico, misturando a inteligência do motorista à da máquina.
O carro será capaz de considerar diversos dados na hora de tomar uma decisão: além de seus sensores internos e monitoramento do ambiente (se chove, por exemplo), ele lerá scanners cerebrais, rastreamento da movimentação dos olhos e a análise de padrões de comportamento no trânsito. Tudo isso resulta em uma análise estatística que prevê o que o motorista fará.

Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário