3 de novembro de 2011

COMO DIMINUIR O AQUECIMENTO GLOBAL



O efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida. Sem ele, a Terra seria muito fria, cerca de -19ºC.
Os gases do efeito estufa são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Este fenômeno se torna um problema ambiental, quando a emissão de gases do efeito estufa (como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso), é intensificada pelas atividades humanas, causando um acréscimo da temperatura média da Terra, conhecido como Aquecimento Global.
Faça sua parte para evitar o Aquecimento Global e ajudar a diminuir a quantidade de dióxido de carbono lançada no ar:
*No trabalho: -Verifique se as luzes estão desligadas ao sair; -Mantenha os aparelhos de ar condicionado a 25º C; -Verifique se os aparelhos de ar condicionado estão na sombra.
Eles consomem 5% menos se não estiverem no sol
*Evitar queimadas:
Não queime o lixo - isto lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.
*Recicle o lixo:
  O lixo que não é reciclado acaba em um aterro, gerando metano; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero;
Você pode reduzir 600 kilos na emissão de dióxido de carbono por ano se reciclar o lixo produzido em sua casa.
*Use lâmpadas fluoerescentes:
Troque incandescentes por fluorescentes, evitará a emissão de 80 kilos de dióxido de carbono por ano.
  *Procure sempre comprar aparelhos eficientes em consumo de eletricidade, procure sempre o sêlo (obrigatório) de informações do produto.
*Desligue as luzes dos ambientes não utilizados
*Retire das tomadas os aparelhos em stand-by
*Simplesmente desligar sua televisao, DVD player, som e computador quando não estão sendo utilizados, reduzirá a emissão de toneladas de dióxido de carbono por ano.
*Instale painéis solares para aquecer a água
*Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando
*Economize gás
*Prefira o transporte público. Além de ser menos poluente, você evitará o stress e acidentes.
Também deixará de emitir 1 kilo de dióxido de carbono por cada 3,5 km que voce deixar de dirigir.
*Manter seus pneus calibrados corretamente pode diminuir em mais de 3% o consumo de gasolina/álcool.
  Cada litro de combustível economizado reduz 2,5 kilos de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
*Regule sempre o motor do seu carro, pois funcionando corretamente consome menos combustível e emite menos gases causadores do efeito estufa
*Ao comprar, dê preferência aos veículos flex e que sejam mais econômicos
*Se puder, abasteça com álcool e não com gasolina
*Deixe o carro em casa sempre que puder e use transporte público, vá a pé ou de bicicleta, se ir de carro dê carôna aos colegas ou faça revezamento.
*Os carros queimam combustível fóssil, mas os carros com combustível mais eficiente emitem menos CO2, especialmente os carros híbridos.
*Dirigir o carro gera mais gases estufa do que praticamente qualquer outra coisa que você faz;
*Busque ser cada vez menos dependente direta ou indiretamente de petróleo.
*Evita voar de avião (em 1.600 km um avião joga no ar 150 kg de CO2 enquanto um trem, 3 kg., de acordo com a revista Super Interessante).
*Economiza água
Calcula-se que 1 bilhão e 100 milhões de pessoas enfrentarão falta de água e 700 milhões passarão fome. Cerca de 10% das espécies que existem hoje na Terra vão simplesmente desaparecer.
Use menos água quente - Aquecer a água demanda muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e você deixará de emitir 180 kilos de dióxido de carbono por ano.
*Evite produtos com muitas embalagens
Você pode deixar de emitir 600 kilos de dióxido de carbono se diminuir em 10% a quantidade de lixo que produz,
*Plante uma árvores:
Uma única árvore absorverá 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.
Elas absorvem o CO2 do ar e liberam oxigênio, reduzindo o efeito estufa.
*Ao comprar madeira, procure sempre o selo FSC - é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente
*Coma menos carne:
A produção de 1 caloria de proteína animal queima dez vezes mais combustíveis fosseis e emite dez vezes mais gás carbônico que a produção de 1 caloria de proteína vegetal.
O Brasil ocupa o quarto lugar com maior responsabilidade pelo efeito estufa por conta das queimadas para pastagens.
Pare de comer carne, pois só se pode criar pastagens desmatando grandes áreas verdes, e o processo digestivo do gado emite gases (flatulência) que contribuem para o efeito estufa.
Ao comprar Carne, pergunte sobre a origem do produto-Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens
O gado é responsável por quase 1/5 do aquecimento global por emitir gases, especialmente metano, que é pior que CO2 e o desmatamento para o seu pasto
*Conscientizar outras pessoas da urgência do Aquecimento Global
*Participar/contribuir para alguma ONG
*Pare de fumar

Para tentarmos reduzir o impacto da poluição atmosférica no meio ambiente, evitando um maior aquecimento global, devemos criar uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a usar processos menos poluentes.
Também seria necessário penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis;
* Controle rigoroso dos combustíveis e sobre seu grau de pureza;
* Criação de dispositivos de controle de poluição;
* Vistoria nos veículos automotores para retirar de circulação os desregulados. Nos modelos mais antigos a exigência de instalação de filtros especiais nos escapamentos;
* Aplicação de rodízio de carros diariamente;
* Incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias, organizando assim, um sistema de caronas e a utilizarem mais os transportes coletivos;
* Melhoria e segurança no sistema de transporte coletivo;
* Recolhimento de condicionadores de ar, geladeiras e outros produtos que usam CFC;
* Incentivo às pesquisas para a elaboração de substitutos do CFC;
* Investimentos nas fontes alternativas de energia e na elaboração de novos tipos de combustíveis como o álcool vegetal (carros), extraído da cana-de-açúcar, do eucalipto, do óleo vegetal e do milho (substituir o óleo diesel e o combustível para a aviação), extraído da mamona, do babaçu, da soja, do algodão, do dendê e do amendoim;
* Melhor planejamento das cidades, buscando a harmonia entre a natureza e a urbanização;
* Maior controle e fiscalização sobre desmatamentos e incêndios nas matas e florestas;
* Proteção e conservação dos parques ecológicos;
* Incentivo à população para plantar árvores;
* Campanhas de conscientização da população para os riscos da poluição;
* Cooperação com as entidades de proteção ambiental


Espalhe essas informações!
A Terra não será mais a mesma dentro de 20 ou 30 anos.
A Natureza não consegue rearranjar seus ecossistemas tão rápido quanto o homem tem feito a temperatura do planeta subir, através da crescente emissão de CO2 (dióxido de carbono), marca de nossa era industrial. Então, antes da maioria de nós deixar esta vida, veremos secas fustigantes, enchentes avassaladoras e extinções irreversíveis. Já começou. Espécies, geleiras e continentes inteiros sumirão do mapa.
O mais terrível não é a mudança na paisagem global, mas os impactos sócio-econômicos. Imaginem milhões de pessoas desabrigadas — migrando para as montanhas porque seus paises e cidades viraram parte dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Ou teremos séculos de guerras por água e m2, ou aprenderemos a viver em paz e compartilhar os recursos.
Tirado do filme (documentário): Uma Verdade Inconveniente, filme recomendado para todas as pessoas.
Nota: O aquecimento global pode provocar a drástica extinção da floresta amazônica e uma escassez de água que afetará 77 milhões de pessoas na América Latina e Caribe em 2020, segundo um relatório do Banco Mundial apresentado em Lima. Muitas geleiras andinas poderão desaparecer nos próximos 20 anos. Os corais do Caribe vão perder a cor e morrer. Desde os anos 1980, 30% dos corais já morreram e todos poderão desaparecer em 2060. São esperadas grandes perdas de biodiversidade no México, na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Brasil. 

Fonte: extremaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário