24 de fevereiro de 2013

Os 10 maiores meteoritos já encontrados no Brasil

 Do espaço para a Terra 



A chegada de um meteoro à região dos Montes Urais na Rússia e a passagem do asteroide 2012 D14 ao sistema da Terra, causaram certa apreensão em todo o mundo nesta sexta-feira. Enquanto o meteorito deixou rastros de destruição e cerca de mil pessoas feridas, o segundo visitante irá apenas passar, ainda que de raspão, por aqui. Apesar de toda a preocupação, “invasões” como as que foram registradas hoje são muito mais comuns do que a maioria das pessoas imagina. De acordo com dados da Meteoritical Society, organização dedicada ao estudo destes corpos, 73 quedas de meteoritos já foram registradas apenas no Brasil. Com base nos registros da organização, EXAME.com selecionou os dez maiores corpos que atingiram o país os últimos tempos. Confira nesta galeria de imagens:

 Santa Catarina 



O título de maior meteorito já encontrado no Brasil vai para o Santa Catharina. Descoberto na região de São Francisco do Sul (Santa Catarina) em 1875, o corpo rochoso pesa 7 toneladas e não teve sua queda documentada.


Bendegó



Encontrado em 1784 no sertão baiano, o meteorito de Bendegó é o segundo maior já registrado no país. O corpo rochoso pesa pouco mais de 5 toneladas e foi descoberto no município de Monte Santo, Bahia. Recebeu este nome por ter sido encontrado próximo do riacho Bendegó. 



Campinorte


Outro grande meteorito registrado no Brasil é o Campinorte. Sua queda não foi documentada e, de acordo com a Meteoritical Society, o corpo foi encontrado em 1992, em Goiás. O peso do Campinorte é de 2 toneladas. 


Santa Luzia

Encontrado em 1921 na região da cidade de Luziânia, Goiás, a queda do Santa Luzia na Terra também não foi documentada. O meteorito pesa pouco menos de 2 toneladas e hoje está exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro. 


Itapuranga

Um pouco menor que seus companheiros de lista, o Itapuranga pesa apenas 628 kg e foi encontrado próximo a cidade que leva o mesmo nome, também em Goiás. O ano de sua descoberta, contudo, não foi informado pela Meteoritical Society. 



Nova Petrópolis

Com 305 kg, o meteorito Nova Petrópolis ocupa a sexta posição entre os maiores já encontrados no país. O corpo rochoso foi descoberto em 1967 em uma região próxima à cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Assim como os outros meteoritos que caíram no país, a queda do Nova Petrópolis não foi documentada. 


Putinga

Encontrado em 1937, o Putinga é um meteorito cuja queda foi observada: um casal de trabalhadores do campo testemunhou o momento em que ele atingiu a Terra. Pesando 300 kg, o corpo rochoso caiu em uma região próxima à cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. 


Sanclerlândia

O Sanclerlândia foi encontrado em 5 de outubro de 1971, no interior do estado de Goiás. O corpo rochoso pesa 279 kg e sua queda não foi observada.


Patos de Minas

Descoberto em 1925, o meteorito Pato de Minas foi encontrado na região da cidade de mesmo nome (Minas Gerais) e pesa 200 kg. Assim como a maioria dos meteoritos da lista, sua queda não foi observada.


Porto Alegre

Apesar de não ser o maior meteorito já visto no país (apenas 200 kg), o Porto Alegre é um dos mais recentes: foi encontrado em 2005 nas proximidades da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 

Fonte: Abril.ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário